Na noite desta quarta-feira (16), o Mirassol protagonizou uma atuação memorável diante da sua torcida no Estádio José Maria de Campos Maia, o Maião, e venceu o Grêmio por 4 a 1, em partida válida pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro Série A.
Os grandes nomes da partida foram os laterais Daniel Borges e Reinaldo, que balançaram as redes duas vezes cada, assegurando a primeira vitória do Leão na elite do futebol nacional. O atacante Braithwaite marcou o gol de honra para o time gaúcho.
Com os três pontos somados, o Mirassol chegou a cinco na tabela, ocupando agora a oitava colocação, com uma campanha que inclui uma vitória, dois empates e uma derrota. Já o Grêmio segue em má fase e acumula sua terceira derrota consecutiva no torneio. A equipe permanece com três pontos, conquistados na estreia contra o Atlético-MG, e cai para o 15º lugar.
O time mirassolense começou a construir a vitória logo no início do jogo. Com apenas dois minutos, Daniel Borges acertou um belo chute no ângulo do goleiro Tiago Volpi, abrindo o placar para os donos da casa. Aos oito minutos, o Grêmio chegou a ter um pênalti marcado a seu favor, mas após revisão no VAR, o árbitro constatou que o carrinho de Neto Moura havia sido limpo, apenas na bola, e cancelou a marcação.
Pouco depois, aos 17 minutos, foi o Mirassol que teve a chance da marca da cal. Gabriel foi derrubado por Volpi dentro da área e o árbitro assinalou o pênalti. Reinaldo cobrou com categoria e ampliou a vantagem para o time da casa.
O Grêmio se perdeu defensivamente e passou a cometer erros que quase resultaram em mais gols. Em uma jogada de perigo, Volpi teve que se virar após um passe arriscado de Lucas Esteves, que por pouco não terminou com Danielzinho aproveitando. Aos 32, João Victor obrigou o goleiro gremista a trabalhar em uma defesa em dois tempos, e, na sequência, Amuzu quase aproveitou uma falha de Danielzinho.
Aos 33, Fabrício Daniel teve uma grande oportunidade de marcar o terceiro gol mirassolense, mas finalizou para fora, acertando a rede pelo lado de fora. A melhor chegada do Grêmio no primeiro tempo foi já nos acréscimos, aos 48, quando João Pedro arriscou de fora da área e parou em uma grande defesa de Alex Muralha, que garantiu o 2 a 0 no placar antes do intervalo.
Precisando do resultado, o Grêmio voltou do vestiário pressionando e criou duas boas oportunidades nos primeiros minutos com finalizações de Amuzu. Apesar do ímpeto dos visitantes, foi o Mirassol quem voltou a assustar por volta dos 15 minutos, quando Neto Moura finalizou após rebote, mas a bola foi travada pela defesa.
Aos 23, o Grêmio respondeu com Alysson, que recebeu na entrada da área e arriscou de perna esquerda — o chute desviou e saiu pela linha de fundo. Logo em seguida, Jemerson subiu alto em cobrança de escanteio e carimbou o travessão. Na sequência, Muralha saiu mal, mas o Mirassol escapou de levar o gol.
O Leão teve nova chance aos 26 minutos, quando Edson Carioca recebeu de Danielzinho, mas pegou mal na bola e mandou por cima.
Aos 32, o time da casa voltou a balançar as redes com mais um golaço. Reinaldo cobrou falta com perfeição, por cima da barreira, sem chances para Volpi, fazendo 3 a 0 e anotando seu segundo gol na noite.
O Grêmio até conseguiu descontar aos 36 minutos, após pressionar a saída de bola do Mirassol. Daniel Borges acabou perdendo a bola para Braithwaite na entrada da área, e o atacante gremista tocou com categoria por cobertura, superando Muralha para fazer o único gol do Tricolor.
Mas o Mirassol ainda guardava o melhor para o fim. Aos 39, Negueba recebeu em velocidade e cruzou rasteiro. A bola atravessou a área até Edson Carioca, que ajeitou com inteligência para Daniel Borges finalizar de primeira, fechando a conta em 4 a 1 e selando uma vitória histórica diante da torcida no Maião.
Os times voltam a campo no próximo fim de semana pela quinta rodada do Brasileirão. O Grêmio recebe o rival Internacional para um clássico na Arena do Grêmio, às 21h, enquanto o Mirassol visita o Juventude no domingo, às 11h, no Alfredo Jaconi.
Foto: Pedro Zacchi/Agência Mirassol