O Mirassol apresentou oficialmente o técnico Rafael Guanaes na manhã desta sexta-feira (14) no Centro de Treinamento do clube. Guanaes foi o escolhido da diretoria leonina para comandar a equipe na disputa da Série A do Campeonato Brasileiro no ano do centenário da instituição. Ele já comandou o primeiro treinamento no período da tarde.
O novo treinador do Leão concedeu a primeira entrevista coletiva e declarou não ter tido nenhuma dúvida para aceitar o convite feito pelo Mirassol. “Não sabia nem qual seria meu salário, só disse sim”, afirmou.
O presidente Edson Ermenegildo apresentou o novo comandante ao lado do Coordenador Técnico Paulinho. “Temos certeza que terá muito sucesso conosco, esperamos que por mais de uma temporada”, declarou Ermenegildo. “Ele vai encontrar um grupo muito trabalhador com desejo de aprender todos os dias”, disse Paulinho.
Guanaes falou sobre a sequência negativa vivida pelo clube recentemente. Dos últimos sete jogos, a equipe acumula seis derrotas e um empate. O novo treinador quer começar a escrever uma história diferente. “Eu gosto de pensar na página em branco. O que ficou para trás não podemos mudar. Estamos em um ano de muitos desafios e um nível competitivo muito alto. Vamos trazer muita energia e vibração.”, disse.
Sobre o estilo de jogo, o treinador não foge muito das características já apresentadas pelo próprio Mirassol nos últimos anos. “Um time que seja intenso, que pressione e tenha a bola. Quero ser o time que mais trabalhe no ano e quero que os jogadores comprem essa ideia. É o primeiro ano de Série A. Nós vamos precisar fazer mais. Temos que pensar em um time corajoso”, pontua.
Com relação a reforços, Guanaes afirma ir atrás de atletas que queiram estar no clube. “Não adianta contratar por contratar. Tem que contratar quem realmente queira estar aqui e represente o DNA do clube. O ano pede que estejamos todos conectados e estamos ainda em uma montagem de elenco. Existem as pessoas certas para ocuparem esses espaços que estão faltando”, opina.
O novo técnico do Leão elogiou a estrutura do clube e a mentalidade para cima. “O Mirassol é um clube que busca se modernizar, temos uma ótima condição de trabalho. O CT é maravilhoso e funcional. Além da mentalidade de sonhar grande, exemplo disso é a reforma que está acontecendo no estádio. Isso me encanta e é o que me trouxe até aqui”, afirma.
Para o treinador, a meta do Mirassol no Brasileirão é ilimitada. Ele inclusive citou sua experiência na Série B do ano passado com o Operário-PR. “Eu acredito que os sonhos são ilimitados. Há um legado que a própria Série A já deixa com relação à estrutura e à vivência. No ano passado, o Operário entrou como candidato ao rebaixamento e nós quase subimos o time”, lembra.
Histórico
Natural de São Paulo, o técnico de 43 anos estava no Atlético-GO até o início deste mês, quando foi demitido mesmo com o time classificado no Estadual e na Copa do Brasil, além de um retrospecto de 13 jogos, cinco vitórias, seis empates e duas derrotas.
Guanaes comandou o Operário-PR até o fim do ano passado em um trabalho de quase 100 jogos. Em 2023, conquistou o acesso à Série B pelo Fantasma e em 2024 terminou a segunda divisão nacional na sétima colocação.
O novo técnico leonino já conhece a região. Ele comandou o Votuporanguense na campanha vitoriosa pela Copa Paulista de 2018 que culminou com o título do CAV. Além disso, Guanaes também já treinou o Novorizontino por um curto período em 2022. Ele também acumula passagens por Athlético-PR B, Sampaio Corrêa e Cruzeiro. Neste último ele foi auxiliar técnico.
Guanaes assume o Mirassol que estava sem treinador após a demissão de Eduardo Barroca no dia 21 de Fevereiro. Nas duas últimas partidas que disputou pelo Paulistão contra Corinthians e Palmeiras, o Leão foi comandado interinamente pelo auxiliar técnico Ivan Baitello, da comissão permanente do clube.
Estreia
O Mirassol estreia no Brasileirão no dia 29 de março, às 18h30, contra o Cruzeiro, no Mineirão. A CBN Grandes Lagos transmite todos os jogos do Leão na Série A em parceria com a TS Rádio Mirassol.
Foto: Luiz Eduardo Aguilar / RP FOTOPRESS