O fotojornalista mirassolense Thomaz Vita Neto foi selecionado para a 15ª Mostra Anual de Fotojornalismo ARFOC/SP – Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos no Estado de São Paulo, uma das maiores na categoria no Brasil, e que reúne grandes nomes do fotojornalismo.

Nesta mostra, que é virtual devido à pandemia, Thomaz participa com a foto em que um bombeiro trabalha para conter as chamas durante um incêndio em área rural próxima ao bairro Liberdade, em São José do Rio Preto. O fato, assim como a foto, foram publicados com exclusividade pelo jairlemosbognews no dia 29 de setembro de 2020.

A mostra deste ano — cujas fotos foram projetadas em paredes no alto de edifícios no centro de São Paulo na abertura do evento — homenageia Lalo de Almeida pela impactante cobertura dos incêndios que causaram  a devastação de grande parte do bioma do Pantanal brasileiro.  Seu trabalho é publicado nos maiores jornais e revistas do mundo.

“Enquanto muitos ficaram trabalhando na segurança de suas casas, os fotojornalistas – tal como outros trabalhadores essenciais, e tantos outros desprovidos de condições para esse privilégio – continuaram fora de quatro paredes: mostraram ao mundo os olhares de desespero, esperança, desprezo, perdas e conquistas.  Recantos do país sem turistas, o caos dos hospitais, as missas sem fiéis, políticos enlouquecidos, enterros sem despedidas, novos consumos, novo viver e o velho sobreviver, entre tantos outros momentos que marcaram um período nunca vivido”, diz o texto de apresentação do evento.


Fonte: Jair Lemos Blog

Imagem: Thomaz Vita Neto

Deixe seu Comentário